Você conhece a origem da moqueca? Descubra sua curiosa história

July 18, 2019  /  Brasil  /  Histórias informativas

Saborosa, nutritiva e caprichada, a moqueca é um verdadeiro patrimônio gastronômico do Brasil. Mas, afinal, qual é a origem da moqueca? Se você também já teve essa dúvida mas nunca descobriu a resposta, é hora de solucionar essa questão. Descubra o que é moqueca e confira como este prato tão admirado em vários cantos do país se tornou uma das receitas mais apreciadas em estados como Espírito Santo, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará e Pernambuco, entre outros. 😋

Origem da moqueca: conheça a moqueca capixaba e sua história

Falar da origem da moqueca é, ainda hoje, assunto complicado. Isso porque baianos e capixabas disputam a autoria do prato, que, assim como outras invenções famosas, tem ingredientes e raízes distintas em cada localidade. No caso do Espírito Santo, a moqueca capixaba tem sua história ligada aos índios da região. Segundo o historiador Câmara Cascudo, autor do livro História da alimentação no Brasil, a palavra “moqueca” seria uma variação dos termos em tupi móquem e poqueca, utilizados pelos nativos brasileiros para designar o peixe assado em folhas. 🐟 🍃

Dos índios também teria vindo o pirão, o urucum e a essencial panela de barro, até hoje um dos principais atrativos turísticos do bairro de Goiabeiras, em Vitória, capital do Espírito Santo. Segundo a versão capixaba, a receita original da moqueca leva apenas tomate, cebola, coentro, urucum e azeite de oliva, denotando a influência portuguesa no prato.

Os peixes utilizados costumam ser o dourado ou o badejo, encontrados em abundância no litoral do estado. Para pesquisadores, as influências dos indígenas locais teriam se misturado com as peixadas portuguesas, criando a moqueca capixaba como a conhecemos hoje.


O que é a moqueca baiana e quais são suas diferenças

Agora que você já sabe o que é a moqueca capixaba, que tal conhecer as diferenças de sua variação nordestina, a moqueca baiana? Em suma, pode-se dizer que a moqueca feita na Bahia tem mais influências africanas, já que Salvador foi uma das principais portas de entrada de escravos que eram trazidos da África para o Brasil. Por isso, a versão baiana do prato é preparada com ingredientes bastante utilizados na culinária angolana, como o leite de coco e o azeite de dendê.

Entre as principais diferenças com a moqueca capixaba estão a ausência do azeite de oliva e colorau, assim como a adição de outros peixes e frutos do mar, como camarão e lagosta. A versão da Bahia inclui ainda outros ingredientes inusitados, como feijão e ovo.

Já em outros estados, como Amazonas e Pará, a moqueca ganha variações particulares, com pescados e ingredientes diversos nas mais variadas receitas. O certo é que o pirão e a panela de barro costumam ser o ponto em comum de todas as moquecas brasileiras, que conservam seu valor e suas deliciosas especificidades de acordo com a região onde são feitas e servidas. 🦐


Onde provar uma deliciosa moqueca pelo Brasil

Considerado um dos pratos símbolos do Brasil, a moqueca pode ser encontrada de norte a sul do país, em suas mais distintas versões. Para os baianos, a Casa da Moqueca, em Salvador, serve sua tradicional Moqueca de peixe com os indispensáveis acompanhamentos de feijão fradinho, arroz, caruru e vatapá. Também na capital da Bahia, o Restaurante Avarandado dedica às quintas e sextas-feiras ao delicioso prato, servido por lá em sua original versão da Moqueca de bacalhau.

Outra cidade nordestina apaixonada por moqueca, Recife também é uma ótima para quem quer experimentar o prato em receitas diferentes. No Frutteto Cozinha Artesanal Natural, a Moqueca vegetariana da casa leva couve-flor e castanhas de caju com pimentões coloridos, acompanha de arroz cateto orgânico, pirão e vinagrete de pimenta biquinho. Também na capital pernambucana, o Paraibano’s Bar entrega sua clássica Moqueca de peixe ao molho de camarão, que traz ainda purê de batata e arroz como acompanhamentos.

Em Fortaleza, a Churrascaria Brazão tem versões do prato para uma ou duas pessoas. Se a ideia for dividir em um delicioso jantar em casa, peça o delivery da Moqueca mista para 2 pessoas - postas de peixe e camarão. Outra boa chance de provar o clássico prato na capital cearense é pelo Camarão na Quentinha, que entrega até você sua surpreendente Moqueca sabiaguaba peixe e camarão.

Ficou com água na boca? Então que tal conferir e pedir essas e outras saborosas moquecas com apenas alguns toques em seu smartphone? Confira as opções mais próximas de você com o app do Uber Eats e delicie-se com este incomparável sabor brasileiro.

Você também pode estar interessado em: Descubra a origem da feijoada, o prato mais democrático do Brasil

Publicação de Uber Eats